Powered By Blogger

sexta-feira, 16 de julho de 2010

hardware


Hardware

O Hardware, Material ou Ferramental é a parte física do computador, ou seja, é o conjunto de componentes eletrônicos, circuitos integrados e placas, que se comunicam através de barramentos. Em contraposição ao hardware, o software é a parte lógica, ou seja, o conjunto de instruções e dados que é processado pelos circuitos eletrônicos do hardware. Toda interação dos usuários de computadores modernos é realizada através do software, que é a camada, colocada sobre o hardware, que transforma o computador em algo útil para o ser humano.

O termo "hardware" não se refere apenas aos computadores pessoais, mas também aos equipamentos embarcados em produtos que necessitam de processamento computacional, como o dispositivos encontrados em equipamentos hospitalares, automóveis, aparelhos celulares, dentre outros.

Na ciência da computação a disciplina que trata das soluções de projeto de hardware é conhecida como arquitetura de computadores.

Sistemas Numéricos

Para que o computador possa trabalhar com as informações são utilizados sistemas numéricos diferenciados. Eles estão descritos na tabela ASCII (Americam Standard Code for Information Interchange ou Código padrão americano para troca de informação). Que surgiu em 1961 como uma padronização da indústria de computadores para ser utilizada na manipulação de dados da memória, discos, etc, sob a forma de código binário com 8 bits. Através desta codificação podemos representar todos os caracteres criados pelo teclado do computador. Existe uma tabela ASC anterior de 7 bits que não combina os caracteres acentuados, ASCII é uma extensão da tabela original.

Conexões do hardware

Para funcionar, o computador necessita de algumas conexões físicas que permitam que os componentes de hardware se comuniquem e se inter-relacionem. O barramento constituí um sistema comum de interconexão, composto por um conjunto de vias ou trilhas que coordenam e transportam as informações entre as partes internas e externas do computador. Uma conexão para comunicação em série é feita através de um cabo ou grupo de cabos utilizados para transferir informações entre a CPU e um dispositivo externo como o mouse e o teclado, um modem, um digitalizador (scanner) e alguns tipos de impressora. Esse tipo de conexão transfere um bit de dado de cada vez, muitas vezes de forma lenta. A vantagem de transmissão em série é que é mais eficaz a longas distâncias.

Arquiteturas de computadores

A arquitetura dos computadores pode ser definida como "as diferenças na forma de fabricação dos computadores". Com a popularização dos computadores houve a necessidade de se interagir um equipamento com o outro, surge a necessidade de se criar um padrão. Em meados da década de 80, apenas duas “arquiteturas” resistiram ao tempo e se popularizaram foram: o PC (Personal Computer ou em português Computador Pessoal), desenvolvido pela empresa IBM e Macintosh (carinhosamente chamado de Mac) desenvolvido pela empresa Apple. Como o IBM-PC se tornou a arquitetura “dominante” na época, acabou tornando-se padrão para os computadores que conhecemos hoje. Atualmente podemos verificar que todos os micros são “compatíveis IBM PC”.

Arquitetura aberta

A arquitetura aberta, (atualmente mais utilizada, criada inicialmente pela IBM) é a mais aceita atualmente, e consiste em permitir que outras empresas fabriquem computadores com a mesma arquitectura permitindo que o usuário tenha uma gama maior de opções e possa montar seu próprio computador de acordo com suas necessidades e com custos que se enquadrem com cada usuário.

Arquitetura fechada

A Arquitetura fechada, consiste em não permitir, ou ter controlo sobre as empresas que fabricam computadores dessa arquitectura, isso faz com que os conflitos de hardware diminuam muito fazendo com que o computador funcione mais rápido e aumentando a qualidade do computador. No entanto, nesse tipo de arquitetura o utilizador está restringido a escolher de entre os produtos da empresa e não pode montar o seu próprio computador.

Neste momento a Apple não pertence exactamente a uma arquitectura fechada, mas a ambas as arquitecturas, sendo a única empresa que produz computadores que podem correr o seu sistema operativo de forma legal, mas também fazendo parte do mercado de compatíveis IBM.

Overclock

Overclock é uma expressão sem tradução (seria algo como sobre-pulso (de disparo) ou ainda aumento do pulso). Poderíamos definir o overclock como o ato de aumentar a frequência de operação de um componente (em geral chip's) que compõe um dispositivo (VGA ou mesmo CPU) no intuito de obter ganho de desempenho. Existem várias formas de efetuar o overclock, uma delas é o softmod (via software) outra seria biosmod (alterando a bios do dispositivo).


Ta ai um pouco sobre hardware, para quem é iniciante nesta area.


Nenhum comentário:

Postar um comentário